23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Trump busca atrasar seus processos com justiça nos EUA

Trump busca atrasar seus processos com justiça nos EUA

Washington, 7 fev (Prensa Latina) Na esperança de sair de todos os seus problemas jurídicos e voltar à Casa Branca, o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump mantém hoje a estratégia de atrasar os processos penais contra ele.

Analistas apontam que o ex-presidente (2017-2021) tentaria prolongar seus compromissos com a justiça para além do próximo dia 5 de novembro, porque existe uma possibilidade real de que ele seja condenado por algumas de suas acusações que envolvem quatro julgamentos e 91 acusações, muitos deles por crimes graves.

Na véspera, Trump sofreu um revés quando um painel do Tribunal de Apelações do Distrito de Columbia rejeitou por unanimidade o pedido do ex-presidente de imunidade de processo criminal por tentar anular as eleições de 2020.

“Não podemos aceitar que a Presidência coloque os seus antigos ocupantes acima da lei para sempre”, afirmou o painel bipartidário no seu parecer ao analisar os argumentos da equipe jurídica do magnata.

Como sublinhou a decisão, “para efeitos deste processo criminal, o ex-presidente Trump tornou-se cidadão Trump” e, consequentemente, a “imunidade executiva que poderia tê-lo protegido enquanto era presidente já não o protege contra esta acusação”.

“A imunidade presidencial em relação à acusação federal significaria que, no que diz respeito ao presidente, o Congresso não poderia legislar, o executivo não poderia processar e o judiciário não poderia revisar”, acrescentou a conclusão.

Trump é acusado, entre outros crimes federais, de conspiração para obstruir a certificação oficial da vitória eleitoral de Joe Biden em novembro de 2020.

O antigo governador é um dos favoritos para a nomeação republicana antes das eleições de Novembro, mas a opinião dos eleitores poderá mudar drasticamente em caso de condenação, de acordo com as pesquisas mais recentes.

Joe Tacopina, advogado que trabalhou para Trump, alertou que a condenação de seu ex-cliente é um cenário possível.

Em 1º de dezembro, a juíza distrital dos EUA Tanya Chutkan, que preside o caso, rejeitou os argumentos de Trump em um parecer alertando que o cargo mais importante do país “não concede um passe vitalício para sair da prisão”.

Trump apelou e a resposta nesta terça-feira num tribunal federal quase ratificou o que foi afirmado por um tribunal de primeira instância.

O seu julgamento por subversão eleitoral deveria começar em 4 de Março, mas foi adiado enquanto se aguarda a resolução da questão da imunidade.

A decisão representa a segunda ocasião nos últimos meses em que os juízes rejeitaram os argumentos de imunidade de Trump, sustentando que ele pode ser processado pelas suas ações enquanto esteve na Casa Branca e no período que antecedeu o ataque dos seus apoiadores ao Capitólio dos EUA, em 6 de janeiro de 2021.

Pouco depois de saber da decisão, Trump recorreu. Seu caso terá que ser ouvido na Suprema Corte.

oda/dfm/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES