23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Previsão de oponente pode se tornar realidade no Haiti

Previsão de oponente pode se tornar realidade no Haiti

Porto Príncipe, 7 fev (Prensa Latina)O primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, deve deixar o poder hoje, seria um caos se recusa-se a faze-lo, mas a previsão de um adversário poderia se materializar de que será um dia como qualquer outro.

Em 21 de dezembro de 2022, foi assinado um acordo sublinhando que Henry permaneceria no cargo por 14 meses e que entregaria em 7 de fevereiro do corrente ano.

Este deveria formar um novo governo, estabelecer um Conselho Eleitoral Provisório e assumir a organização das próximas eleições.

Dado o seu silêncio sobre o assunto e a ausência de uma atitude que agradasse aos seus detratores, os opositores começaram a promover protestos.

As revoltas podem atingir hoje o seu auge, a ponto de o obrigarem a renunciar, intenção em que têm trabalhado a oposição desunida, convocando manifestações que duram de três a cinco dias.

Exemplo disso foi o apelo do ex-senador Jean Charles Moïse que pediu à população que protestasse durante cinco dias com o objetivo de derrubar Henry, paralisar a nação e transformar a capital numa cidade fantasma.

Moïse enfatizou que as revoltas não ocorreram apenas em Porto Príncipe, mas em todo o território nacional.

Exortou aos cidadãos haitianos a fecharem as portas das instituições públicas sem distinção e descartou qualquer possibilidade de manifestações pacíficas, que não teriam hora, rota ou destino.

O ex-senador aconselhou a polícia a não interferir nesta batalha popular para apoiar Henry, que tem um mandato cheio de crime, corrupção e sem estabilidade.

Neste contexto, o líder do Setor Democrático e Popular, André Michel afirmou que não haveria transferência de poder no dia 7 de fevereiro, porque nunca foram realizadas eleições.

Por esta razão, é impossível que Henry deixe o poder neste momento, comentou o opositor radical em entrevista à Rádio Magik 9.

“O Estado haitiano não está em condições de garantir a segurança de todo o país. Existem líderes de gangues que controlam grande parte do país e não é possível realizar eleições gerais nesta situação. Por isso, pedimos uma força internacional”, expressou Michel, que exortou Henry a continuar com o diálogo político.

Este 7 de fevereiro poderá entrar para a história como um dia igual a qualquer outro, alimentando a incerteza política no Haiti, comentou Michel.

oda/joe/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES