A pesquisa histórica no gigante asiático não definiu claramente por que duas criaturas tão diferentes foram traduzidas com a mesma palavra.
No primeiro dicionário Chinês-Inglês/Inglês-Chinês compilado pelo missionário britânico Robert Morrison (1782-1834), (Loong) e “dragão” foram traduzidos da mesma forma.
Este homem também traduziu a Bíblia para o chinês pela primeira vez e na versão resultante escreveu cada aparição do dragão como.
Ao contrário dos dragões ocidentais, que são frequentemente descritos como répteis voadores agressivos e cuspidores de fogo, os dragões chineses ou Loong exibem uma aparência distinta com escamas de peixe, corpo serpentino, garras de águia, bem como a capacidade de voar e nadar.
Não têm qualquer semelhança: enquanto o primeiro é um símbolo de destruição, o poder do segundo reside no seu simbolismo de boa sorte, paz e alegria.
Na mitologia chinesa, atribui-se ao Loong o facto de trazer chuva e garantir uma colheita abundante, daí a adoração desta criatura numa sociedade agrícola como a do gigante asiático.
“O Jade Loong” da cultura Neolítica Hongshan, há cinco mil anos, é conhecido como a primeira e mais antiga representação física deste animal.
Esculpido em verde escuro, possui corpo macio e elegante em forma de C, cabeça com focinho longo e olhos finos com crina bem marcada.
De acordo com o folclore chinês, o Imperador Yan foi concebido através da telepatia de sua mãe com um Loong mitológico, mencionou o Diário do Povo em um artigo recente.
Os cidadãos da nação asiática consideram o Imperador Amarelo e o Imperador Yan como seus ancestrais, por isso às vezes se referem a si mesmos como “descendentes dos Loong”.
Com base nestas diferenças notáveis e na importância de reforçar a identidade cultural, a mídia chinesa focou este ano na tradução do Ano do Loong como a forma correta de entender o animal de 2024.
Hoje em dia, imagens dessa criatura acompanham festividades e reuniões familiares além das fronteiras da China.Na verdade, os costumes do Ano Novo Lunar estão presentes em quase 200 países e regiões.
Em cada um destes cenários não há confusão, é o dragão chinês e não o ocidental, o símbolo que as pessoas usam para desejar um feliz e próspero Ano do Loong.
oda/idm/ml