Uma nota publicada no site de notícias digitais do canal de televisão RAI News indica que este protesto foi realizado na véspera por membros do grupo Redenção Agrícola, que juntamente com o Comité de Agricultores Traídos tem estado envolvido em ações em todo o país desde o finais de janeiro deste ano, que agora realizam em Roma.
As suas reivindicações chegaram na noite de sexta-feira passada ao Festival da Canção Italiana de Sanremo, que de 6 de fevereiro a este sábado se realiza naquela cidade do norte de Itália, cujo apresentador, Amadeus, leu um comunicado que inclui sucintamente as razões destas manifestações.
“Apelamos a uma lei clara que garanta a distribuição justa de valor ao longo de toda a cadeia agroalimentar, com benefícios mútuos para produtores agrícolas e consumidores”, afirma o documento.
“Não estamos nas ruas para pedir ajudas ou subsídios, apenas para garantir que recebemos uma remuneração adequada pelo trabalho árduo e insubstituível que fazemos todos os dias” e “protestamos para defender a dignidade dos agricultores e exigimos veementemente que o valor da correto à nossa produção”, acrescenta o texto.
Vários tratores, buzinando e escoltados pela polícia, desfilaram em frente a locais relevantes da capital, como o Coliseu e o Circus Maximus, enquanto o líder da Redenção Agrícola, Salvatore Fais, descreveu em declarações à imprensa como “um grande resultado” o apoio popular a estes atos, que terá continuidade na próxima semana.
O Ministro da Agricultura, Francesco Lollobrigida, indicou a este respeito que “estou sempre disposto a discutir”, enquanto os agricultores aguardam uma reunião para apresentarem as suas reivindicações.
Neste momento os principais cenários das mobilizações situam-se fora do Grande Raccordo Anulare, às portas desta cidade, e entre as áreas identificadas estão as de Albano e Cecchina a sul, Palidoro a oeste, bem como Fiano Romano, Capena e Formello, ao norte. próxima semana.
“Os veículos começarão a chegar de vários pontos do país às delegacias acordadas com a sede da polícia em Roma. Muitos viajam de longe e levará alguns dias até atingirmos o pico na segunda-feira, ou o mais tardar na terça-feira”, disse ele. antecipado.
ro/ort/l