Na missiva, o governante caribenho transmitiu seus melhores desejos de prosperidade para essa nação por ocasião do Festival da Primavera e a chegada do Ano do Dragão.
Díaz-Canel disse que os laços entre os dois países são projetados em 2024 com vitalidade e dinamismo, sempre para o benefício de seus povos.
Ele também enfatizou que os laços bilaterais constituem um exemplo de solidariedade e cooperação entre nações socialistas e destacou os esforços conjuntos para preservar a natureza especial dessas relações.
O líder caribenho aproveitou a oportunidade para agradecer a Xi por sua mensagem de felicitações pelo 65º aniversário do triunfo da Revolução Cubana.
Ele também reiterou seu convite ao presidente chinês para visitar a maior das Antilhas.
Em uma recente mensagem transmitida pelo canal CGTN, o embaixador da ilha na China, Alberto Blanco, lembrou que ambas as nações são “bons amigos, bons irmãos e bons camaradas”, um adjetivo que o presidente Xi Jinping também usou para se referir aos laços bilaterais.
O chefe da diplomacia enfatizou o orgulho de Cuba por ser o primeiro país da América Latina e do Caribe a estabelecer laços diplomáticos com a República Popular da China, fundada por Mao Tsé-Tung.
Desde 10 de fevereiro, a China está comemorando a chegada do Ano Novo Lunar, o festival mais importante dessa cultura.
A nação desfruta de um feriado de uma semana que permite que as famílias se reúnam para dar as boas-vindas ao ano do dragão.
oda/idm/mb