Esta decisão foi tomada pelo chefe da polícia de segurança e baseia-se principalmente na avaliação anual da ameaça terrorista Na Suécia em 2024, conduzido pelo Centro Nacional de Avaliação de Ameaças Terrorista (NCT), cuja versão foi publicada.
Como comentou o diretor do NCT, An-Sa Hagström, em um comunicado à imprensa, a estimativa para 2024 não difere significativamente do ano passado, apesar dos acontecimentos por vezes dramáticos em 2023.
Mas há mais incerteza e sabemos que acontecimentos de grande visibilidade podem ter um impacto grave, ou seja, o nível de ameaça terrorista continua alto, indicou.
NCT acredita na maior ameaça terrorista para a Suécia Virá dos islamitas e da extrema-direita violenta.
Esta avaliação baseia-se no fato de, em 2023, organizações islâmicas internacionais terem identificado a Suécia, juntamente com outros países ocidentais, como um alvo legítimo para os seus ataques.
A intensidade das ameaças variou ao longo do ano e no final do outono registou-se uma ligeira diminuição.
Porém, segundo o diretor do NCT, a situação pode mudar rapidamente. Em 2023, pessoas vestindo camisas da seleção sueca foram atacadas na Bélgica, a primeira vez que cidadãos suecos foram alvo de um ataque islâmico devido à sua nacionalidade.
Enquanto isso, no verão de 2023 eles aconteceram na Suécia uma série de manifestações com a queima do Alcorão, ações que provocaram a reação da população e das autoridades dos países muçulmanos.
Em 17 de agosto, o nível de ameaça terrorista subiu para o penúltimo nível.
lam/amp/ls