Para o Ministro do Turismo, Edmund Bartlett, o filme poderá dar o enorme impulso que a ilha necessita à medida que se esforça para entrar em novos mercados e atrair mais visitantes interessados em passar férias no território ou aproveitar as suas localizações na filmagem de audiovisuais.
Nesse sentido, destacou que representantes da realeza britânica e atores renomados vieram a Kingston apenas para curtir a estreia do material no dia 23 de janeiro, enquanto as exibições em Los Angeles e Londres também viraram passarelas para grandes estrelas do cinema internacional.
“O filme trouxe grande atenção ao nosso país e inspirará pessoas de todo o mundo, incluindo fãs (de Bob Marley) e visitantes, a vivenciar a nossa cultura”, previa a manchete.
Da mesma forma, Bartlett estimou que demonstrará o potencial da Jamaica para a produção cinematográfica, uma vez que possui lugares bonitos, uma vasta história e um rico património cultural, juntamente com um setor de atores e criadores muito talentosos.
O filme Bob Marley: One Love presta homenagem à vida e obra do maior expoente do reggae, mostrando-o superando as adversidades, incluindo uma tentativa fracassada de assassinato, para alcançar a fama musical com uma mensagem de amor e união em tempos perigosos.
Nos papéis principais, o britânico Kingsley Ben-Adir interpreta o lendário cantor e compositor, enquanto a compatriota Lashana Lynch estrela como sua esposa Rita Marley.
É uma produção da Paramount Pictures em associação com a família do famoso artista caribenho e suas filmagens começaram em março de 2021 sob direção de Reinaldo Marcus Green e roteiro de Zach Baylin, Frank E. Flowers e Terence Winter.
A exibição nos cinemas internacionais acontece poucos dias depois da comemoração dos 79 anos do nascimento de Robert Nesta Marley, também considerado um porta-estandarte do movimento Rastafari.
A Jamaica celebra todo mês de fevereiro o Mês do Reggae em sua homenagem por ser um dos artistas mais proeminentes do século passado e um ícone da luta pelos desfavorecidos e contra o racismo e qualquer tipo de discriminação.
rgh/ymr / fav