Na rede social X, o presidente destacou que o amor é o motor que move os revolucionários cubanos. #CubaEsAmor, e daqui o estendemos também à nossa querida Palestina, escreveu na plataforma.
Por sua vez, o presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular (parlamento), Esteban Lazo, enviou parabéns à nação caribenha e lembrou a premissa de Martí de que “a única força e a única verdade que existe nesta vida é o amor. O patriotismo nada mais é do que amor, a amizade nada mais é do que amor”.
O presidente do Conselho de Estado também transmitiu felicitações à empresa infantil La Colmenita, que comemora 34 anos de fundação.
Segundo crônicas populares, a data de 14 de fevereiro foi escolhida como o Dia do Amor e da Amizade em quase todo o mundo porque marca o aniversário da morte de São Valentim, santo relacionado ao amor romântico e que enfrentou a proibição do casamento na idade Média.
Quando era bispo, Valentim desrespeitou as ordens do imperador que proibia casamentos durante a guerra para que seus soldados pudessem lutar melhor e continuou a unir secretamente jovens apaixonados. Ele foi preso e condenado à morte.
mem/mks/cm