Entre as organizações internacionais que percorrerão o país nesse dia estão a União Interamericana de Organismos Eleitorais, o Centro de Assessoria e Promoção Eleitoral do Instituto Interamericano de Direitos Humanos, a Organização dos Estados Americanos e a Associação de Mulheres Magistradas Eleitorais da América.
De igual modo, a Conferência Permanente dos Partidos Políticos da América Latina, o Conselho de Peritos Eleitorais da América Latina, a Delegação da União Europeia na República Dominicana, o Parlamento Centro-Americano e a Rede Latino-Americana de Jovens para a Democracia, entre outros.
A JCE anunciou que no dia das eleições, para as quais estão convocados mais de 8 milhões de dominicanos, os observadores internacionais visitarão as assembleias de voto em todo o país a partir das 06h00 locais.
No domingo, os dominicanos elegerão 158 prefeitos e igual número de vice-prefeitos, 1.164 vereadores e igual número de suplentes e 735 deputados, entre outros cargos eleitos pelo povo.
Na quarta-feira, o Diretor Nacional de Eleições da JCE, Mario Núñez, também informou que a produção e distribuição dos 16 mil 851 kits que serão utilizados nas eleições municipais deste domingo foi concluída com o envio de 2 mil 199 malas com material eleitoral para o Distrito Nacional no dia anterior.
Núñez disse que, a partir de hoje, o processo passa para as Juntas Eleitorais, uma vez que serão estas que farão as entregas aos presidentes e secretários dos Colégios.
Ele disse que 84 mil 255 pessoas trabalharão nas assembleias de voto, enquanto 55 mil membros da polícia eleitoral, 8 mil técnicos e 6 mil facilitadores serão destacados, além de sete mil colaboradores da JCE que darão apoio a nível nacional.
rgh/mpv/glmv