Sobre a questão, a Ministra do Turismo, Patricia de Lille, explicou que o mandato para vistos é do Ministério do Interior, então ela entrou em contato com o Ministro do Interior, Aaron Motsoaledi, que confirmou que o memorando emitido em 21 de dezembro para que os turistas saíssem no final de fevereiro era apenas interno. Esse documento era destinado aos funcionários da BMA (Border Management Authority) na fronteira, acrescentou.
Consequentemente, disse ele, a situação atual é que essa medida não se aplica aos turistas que solicitaram uma extensão de visto.
O comunicado do Ministério do Turismo, depois que foram levantadas preocupações sobre o memorando, diz que os turistas que não tiverem recebido a renovação do visto até a próxima semana devem começar a se preparar para deixar o país o mais rápido possível.
A África do Sul está atualmente em meio a esforços para recuperar o turismo internacional após os efeitos negativos das medidas de controle da Covid-19, que afetaram o chamado setor sem fumaça em todo o mundo.
mem/mv/bm