O processo, sob o tema “Fraternidade Nacional para a Paz Sustentável e Prosperidade Abrangente”, está ocorrendo nos estados regionais de Afar, Harari, Gambella, Somali e Sidama, bem como na administração da cidade de Dire-Dawa, de acordo com a empresa estatal Fana Broadcasting Corporate.
As consultas são convocadas por altos funcionários do governo na presença de membros da comunidade local e, nas últimas duas semanas, reuniões semelhantes foram realizadas nas regiões de Amhara e Oromia.
O processo é liderado pela Comissão de Diálogo Nacional, estabelecida pela Câmara dos Representantes do Povo (Parlamento) em 29 de dezembro de 2021, com o objetivo de resolver diferenças e desacordos políticos por meio de consultas públicas inclusivas e de base ampla que criem um consenso nacional.
Para isso, realiza atividades de colaboração com várias partes interessadas em nível federal e regional para garantir o sucesso desse processo, incluindo a seleção de participantes e a elaboração de agendas de baixo para cima.
jf/nmr/bm