No Dia do Amor e da Amizade, enquanto famílias em áreas do Capitólio federal relembravam entes queridos que foram vítimas de violência armada, um tiroteio ocorreu em um desfile em Kansas City, Missouri, comemorando a vitória do Chiefs no Super Bowl LVIII, matando uma pessoa e ferindo pelo menos 22.
Tudo isso aconteceu apenas seis anos após o massacre na Marjory Stoneman High School em Parkland, Flórida, onde, em 14 de fevereiro de 2018, Nikolas Cruz disparou tiros dentro da escola onde estudava e da qual havia sido expulso por motivos disciplinares, resultando na morte de 17 pessoas, incluindo alunos e professores.
Para enfatizar que, durante todo esse tempo, pouco foi feito em favor do controle de armas, a March For Our Lives e a Change the Ref lançaram a iniciativa de recriar com inteligência artificial a voz das vítimas de tiroteios, incluindo Parkland.
O presidente Joe Biden repetiu sua mensagem. Ele pediu o apoio do país para exigir respostas do Congresso porque “chegou a hora
O Congresso precisa de respostas, porque “é hora de agir” para banir as armas de assalto, limitar os carregadores de alta capacidade, fortalecer as verificações de antecedentes e mantê-las “fora das mãos daqueles que não têm o direito de possuí-las ou manuseá-las”.
A alegria que se transformou em tragédia em Kansas City “fere profundamente a alma americana… O que estamos esperando? O que mais precisamos ver? Quantas famílias mais precisam ser separadas?”, alertou Biden.
Enquanto isso, a vice-presidente Kamala Harris também pediu aos membros do legislativo que aprovem “leis razoáveis de segurança de armas” na esteira da nova violência armada.
A realidade é que muito disso pode ser evitado se os membros do legislativo, incluindo o Congresso dos Estados Unidos, tiverem a coragem de agir com uma lei razoável de segurança de armas”, disse ela.
Harris falou com os repórteres pouco antes de partir para a Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha, no dia anterior.
No domingo, em um jogo que não é para os fracos de coração, o Kansas City Chiefs foi coroado campeão em Las Vegas do Super Bowl LVIII, o evento esportivo anual mais esperado dos Estados Unidos. Foi o terceiro título da equipe nos últimos cinco anos.
A final da National Football League (NFL) foi realizada em um Allegiant Stadium lotado, com capacidade para mais de 70.000 espectadores.
Desde o início de 2024, esse é o 48º tiroteio em massa registrado nos Estados Unidos, de acordo com o rastreador Gun Violence Archive.
jf/dfm/mb