Segundo um relatório elaborado pelo Gabinete Europeu de Estatísticas (Eurostat), publicado hoje no site do jornal Il Sole 24 Ore, com base nestes dados, os quase 59 milhões de italianos estão divididos em metade com menos de 48,4 anos e a outra acima dessa idade.
A região é seguida por Portugal, com uma idade média de 47 anos, e em terceiro lugar pela Bulgária, com 46,8 anos de idade entre sua população, de acordo com a análise.
No caso da Itália, é significativo o fato de que há 64 anos, em 1960, a idade média da população era de 31,2 anos e, com uma população de cerca de 50 milhões de pessoas naquela época, metade delas tinha menos que essa idade.
“O aumento ao longo das décadas tem sido constante, e a curva tem se curvado mais acentuadamente desde a década de 1980”, observa o estudo, o que, segundo ele, é preocupante porque a nação europeia está passando por um declínio populacional gradual, com uma taxa de natalidade em declínio e emigração relativamente alta.
Com um aumento de 4,4 anos na idade mediana, Portugal é o país com o maior aumento na idade mediana na última década, mas é seguido pela Itália, com um aumento de quatro anos, acrescenta a fonte.
mem/ort/bm