Os ministros das Relações Exteriores dos países africanos participaram na reunião que decorreu nos dias 14 e 15 de Fevereiro sob o tema deste ano “Educar um africano apto para o século XXI: construir sistemas educativos resilientes para um maior acesso à aprendizagem inclusiva, permanente, de qualidade e relevante em África”.
Da mesma forma, discutiram os progressos, os desafios e as perspectivas para o desenvolvimento do continente, bem como a paz e a segurança, informou a Agência de Notícias da Etiópia.
Nas suas deliberações noturnas, os ministros das Relações Exteriores, juntamente com diplomatas e líderes de instituições, avaliaram o relatório de desempenho das instituições e organizações da UA, dos comitês e subcomitês do Conselho e a implementação de 10 anos da Agenda 2063, além da agenda discutido pelo 47º Comitê de Representantes Permanentes no último Janeiro.
Outros temas avaliados foram o comércio e a conectividade, as reformas institucionais, a educação, a agricultura e as alterações climáticas, os direitos humanos, o gênero e o empoderamento dos jovens, bem como a seleção de instituições e organizações.
A República Democrática do Congo, Gana, Guiné Equatorial, Tanzânia, Uganda, Egito, Angola, Botswana, Costa do Marfim, Serra Leoa e Gâmbia foram eleitos membros do Departamento de Assuntos Políticos, Paz e Segurança para um mandato de dois anos, com início no próximo dia 1 de Abril.
No âmbito das atividades prévias à Cúpula da UA, serão realizados neste dia vários eventos, incluindo declarações das instituições e organizações daquele grupo político.
Em 2024, a União Africana prestará especial atenção à educação, à formação e à forma como o continente pode manter a dinâmica para abordar questões de paz e segurança, integração regional e desenvolvimento.
npg/nmr/hb