O grupo de comunicação telemicro, que transmite ao vivo o desenrolar das eleições no canal 5 com a presença de repórteres em todas as províncias do país, mostra imagens das filas e aglomerações fora dos centros de votação.
Isso pode ser observado no colégio Las Américas, no setor Manoguayabo, Santo Domingo Oeste; na escola Francisco Gómez Cabral, em Santo Domingo Este; na província de La Vega, localizada quase no centro do país; e em San José de Ocoa, no sul.
Embora na maioria das escolas O processo decorre sem grandes incidentes, segundo as autoridades, o canal 5 transmitiu imagens de um conflito com facões à porta de um centro de votação na província de Barahona (sudoeste), por volta das 14h00, hora local.
Enquanto isso, em Hato Nuevo, no oeste de Santo Domingo, a mídia noticiou que há dezenas de pessoas fora de uma escola, onde comemoram com música e bebidas alcoólicas, violando a Lei Eleitoral e a resolução da Junta Central Eleitoral (JCE).
O órgão eleitoral reiterou na passada sexta-feira que quem violar a lei será punido – tanto organizações como particulares – com o pagamento de multa de um a 200 salários mínimos.
As eleições deste domingo tendem a ser acirradas, já que 18.198 candidatos estão inscritos para 3.849 vagas para os próximos quatro anos.
Mais de oito milhões de dominicanos são chamados às urnas, exercendo o seu direito de voto em 17.317 escolas. eleitoral.
Hoje são eleitos 158 prefeitos, 158 vice-prefeitos, 1.164 vereadores e igual número de seus suplentes. Também 235 diretores distritais e 235 diretores adjuntos, além de 735 membros.
npg/mpv/ls