De acordo com uma reportagem televisiva, desde 2014 o governo tem vindo a implementar um programa ambicioso e multimilionário para introduzir energias renováveis, incluindo biomassa de cana-de-açúcar, parques eólicos, pequenas centrais hidroeléctricas e painéis solares.
Precisas as informações que avançam hoje nas províncias de Villa Clara, Ciego de Ávila (ambas no centro) e Holguín (leste) a instalação de três parques fotovoltaicos doados pelo gigante asiático, com capacidade de gerar quatro megawatts cada.
Essa forma de geração de energia A eletricidade permitirá a substituição gradual dos combustíveis fósseis, num contexto de agravamento da atividade económica na ilha, atingida pelo bloqueio do governo dos Estados Unidos e pela crise global.
De acordo com engenheira Rosel Guerra, diretora de Energia Renovável no Ministério da Energia e Minas, o país conta com 75 parques solares que fornecem potência de 254 megawatts e economizam 110 mil toneladas de combustível em um ano.
Da mesma forma, como resultado do uso dessa energia limpo, 360 mil toneladas de dióxido de carbono deixam de ser emitidas no meio ambiente, destacou Guerra.
A instalação dos equipamentos no território de Holguín está 63% concluída e no próximo mês de março aquele local, localizado no município de Freyre, beneficiará centenas de residências.
Brigadas das províncias vizinhas de Santiago de Cuba trabalham na montagem de oito mil 480 células fotovoltaicas numa área de cinco hectares e Guantánamo, detalha a reportagem jornalística.
jf/lld/ls