23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba: Yarisleidis Cirilo, atleta de nascimento

Cuba: Yarisleidis Cirilo, atleta de nascimento

Havana (Prensa Latina) cubana Yarisleidis Cirilo sabia desde muito jovem que seu DNA carregava força intrínseca e impulso para o esporte, só demorou um pouco para decidir qual seria a disciplina em que desperdiçaria seus esforços.

Por Angel Darián Santa Cruz

Editorial Esportivo

Nascida na província de Guantánamo, província mais oriental de Cuba, talvez as altas temperaturas de sua terra tenham forjado nela desde muito jovem o caráter forte e decidido de saber que rumo tomaria sua vida por sua causa mãe Ao perguntar-lhe com apenas três anos sobre o futuro, ele garantiu que seria atleta.

Quem a observa agora, impetuosa em uma canoa, mal imagina que o xadrez foi o primeiro esporte que praticou, que começou graças ao apoio da mãe, Yaritza Duboy, que, formada em Cultura Física, lecionou aquela disciplina.

“Depois de começar no chamado esporte científico, pratiquei vários. Quando tinha cerca de 10 anos passei um tempo no vôlei porque gostava, mas nessa época saí com perspectiva imediata para ingressar na academia náutica de Caimanera , Guantánamo.

“Minha mãe perguntou onde eu queria ir e eu disse que iria praticar canoagem porque estava curiosa para saber.

“Eu nem sabia nadar, era uma menina muito magra, porém, na minha primeira competição nacional depois de uma passagem lá ganhei uma medalha em grande parte graças ao meu treinador de então até agora, Nelson Perales García, um professor que nos disse que iríamos para a seleção nacional e seríamos campeões pan-americanos.

Desde os primeiros momentos, a atual melhor atleta feminina do país há dois anos consecutivos lembra que vencer competições era normal, mas “depois que você começa a ter resultados você tem que ser exemplo para outras pessoas, para aquelas crianças que começam no esporte e confessam que gostariam de remar como você”.

“Sempre gostei de compartilhar minha opinião sobre minhas experiências em cada competição, porque acho que serve de inspiração para quem tem uma pré-largada, como dizemos, e consegue avançar.

” Yaritza Duboy, além de ser minha mãe, ela tem sido uma pessoa que me incentivou muito na vida a construir meu futuro desde aqueles primeiros momentos até agora.Também sou abençoada por ter minha avó e uma irmã mais nova que segue meus passos no esporte e sonha em remar comigo numa seleção nacional.”

DE MEDALISTA JUVENIL A CAMPEÃ MUNDIAL

A chegada de 2019 para o jovem canoísta Yarisleidis Cirilo Constituiria o despertar de resultados na elite internacional ao competir no Campeonato Mundial Juvenil de Canoagem realizado na Romênia e obter, sob o olhar confiante de seus treinadores Nelson Perales e Raynel León, medalhas de prata e bronze nas distâncias de 200 e 500 metros, respectivamente.

“Antes da competição meus treinadores me disseram que eu lutaria por uma medalha juvenil e depois o faria na categoria sênior e na competição nunca fiquei nervosa porque o bom atleta não se mede pelo treino, mas pela forma como você chegar lá sabendo que você fez um bom trabalho de base.

A chegada de 2020 foi bastante difícil, afirma a jovem deputada à Assembleia Nacional do Poder Popular, já que nesse ano esteve longe da família em Guantánamo.

Mas o apoio em Varadero do namorado e da sogra, a jornalista Regla Bárbara Llorente, deu-lhe um novo lar e um espaço para refletir e compreender que as oportunidades só surgem uma vez na vida e é preciso aproveitá-las “Em 2021 tive bons resultados com medalhas em provas internacionais na Rússia e na Hungria, sexto lugar no C-2 nos 500 m nas Olimpíadas de Tóquio; depois na Copa do Mundo da Dinamarca tivemos o bronze no C-2 nos 500 m e no C-2 nos 200 metros onde terminamos a prata, todos resultados juntos com minha parceira Katherin Nuevo e isso me ajudou a ser o melhor atleta estreante do ano em Cuba.”

Com um registo de serviço já deslumbrante, em 2022 reforçaria o seu estrelato em águas mundiais com um ouro no Mundial da República Checa no C-1 nos 200 metros, além de outros pódios na Polónia e no Canadá, louros que prenunciam grandes triunfos que Chegaram à cidade alemã de Duisburg, local que veria o cubano sagrar-se campeão mundial do C-1 nos 200 metros.

“Devo dizer que 2022 e 2023 foram extraordinários; ser eleita a melhor atleta feminina de Cuba Em ambos foi uma grande honra para mim pela história que há no esporte cubano.”

Com apenas 21 anos, Cirilo De sua canoa, ela é líder mundial não só na disciplina, mas em todo o movimento esportivo e sonha com uma medalha olímpica em Paris em 2024, tarefa que para muitos é quase uma quimera, mas para esta mulher consegui-la não parece tão difícil, porque ela nasceu para ser atleta e ter sucesso.

arb/jcm/ads/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES