Em um comunicado, Capac descreveu Rubio como um representante da ultradireita dos EUA e apontou que ele é uma das forças motrizes por trás do lobby contra a Revolução Cubana.
Também denunciou suas ações contra a Venezuela e os pedidos de intervenção militar nesse país.
Atua contra todos os governos populares da América Latina e foi denunciada por seu envolvimento no golpe contra o ex-presidente boliviano Evo Morales em 2019, diz o texto.
O comunicado também critica seus vínculos com os fundos abutres que assediaram a Argentina.
Nós nos perguntamos: “Por que ele veio aqui?”, o documento questiona e menciona que o senador teve uma reunião com a Ministra das Relações Exteriores Diana Mondino, Milei e o Ministro da Economia Luis Caputo.
“Ele demonstrou interesse na reforma trabalhista e no programa econômico que está sendo promovido pelo executivo. Isso ocorre no dia seguinte à visita do ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, David Cameron, às Ilhas Falkland, uma verdadeira ação de pinça sobre o povo argentino”, diz ele.
As declarações de Milei, que se alinha com os EUA e Israel, estão claramente refletidas nisso. Não houve resposta às observações de Cameron (sobre a permanência britânica nas ilhas) e uma condescendência servil em relação ao lobista americano, conclui ele.
mem/gas/bm