Os Azuis-grená entram no duelo após a suada vitória no campeonato sobre o Celta Vigo por 2 a 1, iniciada com pênalti nos acréscimos no sábado, mas as dúvidas continuam pairando sobre o jogo antes de enfrentar um time do Napoli que também é questionado.
O treinador dos catalães, Xavi, alertou para a necessidade dos seus homens defenderem bem porque, nas suas palavras, é difícil travar homens como o italiano Matteo Politano, o nigeriano Victor Osimhen e o georgiano Khvicha Kvaratskhelia.
A equipe culé já sofreu 34 golos em 25 jogos no campeonato espanhol, perto do triplo do número sofrido em toda a época passada, números adversos para a equipe desde a Liga 2000-2001.
Embora na frente, o Barcelona parece ter recuperado o melhor Robert Lewandowski. O avançado polaco, autor de dois gols frente ao Celta, marcou nos últimos três jogos da equipe do Barça na Liga.
“Robert é um grande líder, não estava no seu melhor momento, mas voltou a marcar gols e a mostrar que é um líder”, disse Xavi. Por sua vez, o Napoli enfrenta o desafio depois de vencer apenas três dos últimos 10 jogos no campeonato italiano, onde ocupa a nona posição, 27 pontos atrás do líder Inter de Milão.
Assim como o Barça, eliminado da Copa da Itália e após perder a final da Supercopa, o time napolitano se apega à Liga dos Campeões como último recurso para salvar a temporada.
Na terça-feira, o Inter de Milão assumiu a liderança na eliminatória das oitavas de final contra o Atlético de Madri com uma vitória por 1 a 0 no jogo de ida.
Um gol do austríaco Marko Arnautovic, aos 79 minutos, deu vantagem aos italianos tendo em vista o regresso a 13 de março, no Estádio Metropolitano de Madri, onde os espanhóis vão procurar a reviravolta. Além disso, PSV holandês e Borussia Dortmund alemão empataram em 1 a 1 no Philips Stadion, em Eindhoven.
O holandês Donyell Malen, antigo jogador do PSV, colocou os visitantes em vantagem aos 24 minutos com um remate forte no canto da baliza defendida pelo argentino Walter Benítez, que nada pôde fazer para evitar.
Luuk de Kong, capitão da seleção local, empatou de pênalti (56) após uma entrada de Matt Hummels sobre o estadunidense Malik Tillman na área punida com pena máxima.
oda/am/cm