Madelén González-Pardo Sánchez, Conselheira de Turismo da Embaixada de Cuba na Itália, com atenção à Sérvia e aos Bálcãs, Yudielda Esponda Pedroso, Oficial de Viagens da Cadeia de Hotéis Cubanacán e a Embaixadora Leyde Rodríguez Hernández, participaram da inauguração.
A delegação cubana tem um estande para a promoção de viagens turísticas à ilha e a celebração da Feira Internacional de Turismo FITCuba-2024, a ser realizada de 2 a 5 de maio em Jardines del Rey, dedicada nesta ocasião à América Latina e ao Caribe.
Além disso, a representação da ilha planeja realizar reuniões de negócios e atividades culturais relacionadas à música cubana.
Fontes oficiais da Feira Internacional de Turismo da Sérvia informaram que, pela primeira vez, Camboja, Equador, Santa Lúcia, Líbia e Cuba estão entre os países que retornam ao evento.
Em seu discurso de abertura, o presidente da Sérvia, Aleksandar Vuī, disse que não ficaria satisfeito se em 2027, quando a Expo 2027 será realizada, a Sérvia registrasse menos de oito milhões de visitas de turistas.
“Se houver um número abaixo de oito milhões, ficarei absolutamente insatisfeito. Espero que, se avançarmos nesse ritmo e com tudo o que planejamos e fizemos, consigamos chegar a dez milhões”, disse VuÄ ić.
O presidente reiterou que, pela primeira vez na história da Sérvia, em 2023, o número de visitantes estrangeiros excedeu o número de turistas nacionais.
A Sérvia foi visitada por 2,1 milhões e 100 mil turistas estrangeiros em 2023 e, naquele ano, foi o primeiro destino do mundo em termos de taxa de crescimento da renda de turistas estrangeiros em comparação com 2019, que foi de 79%, afirmou o dignitário.
A entrada de moeda estrangeira do turismo em 2023 estabeleceu um recorde de 2,55 bilhões de euros, disse ele.
mem/to/bm