Um relatório publicado na quinta-feira no jornal Granma enfatizou que o setor agrícola dos EUA está interessado em fazer negócios com Cuba.
A Nasda é uma associação não partidária e sem fins lucrativos que representa os comissários, secretários e diretores eleitos e nomeados dos departamentos de agricultura dos 50 estados e quatro territórios dos Estados Unidos.
O Granma acrescenta que a delegação conversou com produtores associados a diferentes formas de produção, como cooperativas ou micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), além de pesquisadores e acadêmicos da Universidade Agrária.
Identificar futuras relações comerciais, especialmente com os novos atores econômicos, que tornarão os processos de produção mais dinâmicos, é o objetivo de uma delegação da Associação Nacional dos Departamentos de Agricultura dos EUA (NASDA), que viajou a Cuba.
Ted McKinney disse em uma coletiva de imprensa na quarta-feira no Grand Aston Hotel, em Havana, que o objetivo dessa viagem era fortalecer os laços de amizade e explorar as possibilidades de comércio e cooperação entre os dois países.
Ele acrescentou que, com os contatos que têm, eles podem identificar oportunidades de comércio bilateral, importações, exportações e comércio em geral.
Ele disse que continuam otimistas quanto às possibilidades de cooperação futura no setor e expressou sua satisfação com a decisão de criar esses novos atores econômicos no país, que são as MPMEs, algo que pode levar a maiores e melhores contatos comerciais entre as duas nações.
Por sua vez, o Secretário de Agricultura do estado norte-americano de Louisiana, Michael Strain, referindo-se ao bloqueio imposto pelo governo de seu país contra a ilha, destacou que essas são questões complexas entre os dois países.
A esse respeito, ele enfatizou que essas visitas, de forma contínua, também são uma maneira de avançar para a melhoria das relações.
Enquanto isso, Ernesto Baron, chefe do Conselho de Exportação de Aves e Ovos dos EUA para a América Central, América do Sul e Caribe, disse que, como é sabido, esse ramo da agricultura já está presente no mercado cubano e exporta quantidades significativas de carne de aves de baixo custo e alta qualidade.
No entanto, acrescentou, eles não querem apenas aumentar as exportações de seus produtos, mas também as relações comerciais bilaterais.
McKinney explicou que a Nasda é uma associação que existe há 170 anos e reúne os secretários, comissários, diretores ou quem quer que ocupe um cargo equivalente nos Estados da União.
mem/rfc/mb