De acordo com a fonte, as autoridades encontraram essa carga, avaliada em 450 milhões de libras esterlinas (526 milhões de euros), escondida em um carregamento de bananas que havia sido transportado da América do Sul.
Isso aconteceu em 8 de fevereiro, embora os detalhes tenham sido divulgados hoje, de acordo com uma declaração.
A apreensão sem precedentes será um grande golpe para os cartéis do crime organizado internacional envolvidos, negando-lhes lucros enormes, disse o diretor da NCA, Chris Farrimond. As autoridades britânicas, que suspeitam que o destino era o porto de Hamburgo, na Alemanha, para posterior entrega, estão atualmente conduzindo investigações com parceiros internacionais na Europa para identificar as redes criminosas envolvidas.
Embora, nesse caso, o carregamento tenha sido destinado à Europa continental, não tenho dúvidas de que uma parte significativa teria acabado aqui no Reino Unido, sendo vendida por gangues criminosas britânicas, disse Farrimond.
Enquanto isso, o Ministro de Migração Legal e Fronteiras, Tom Pursglove, disse que o governo adotou uma abordagem de tolerância zero em relação ao fornecimento de drogas ilegais.
Nossos agentes da Border Force trabalham incansavelmente para proteger nossas fronteiras e garantir a segurança do público, concluiu.
Os recordes anteriores de apreensões de cocaína no Reino Unido foram de 3,7 e 3,2 toneladas em 2022 e 2015, respectivamente, enquanto o mercado de cocaína do Reino Unido vale cerca de quatro bilhões de libras (4,68 bilhões de euros) por ano.
jha/amp/bm