23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

ONU alerta para agravamento da situação humanitária na RDC

ONU alerta para agravamento da situação humanitária na RDC

Nações Unidas, 24 fev (Prensa Latina) A Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) está "seriamente preocupada" com o agravamento da situação humanitária no leste da República Democrática do Congo (RDC), declarou hoje, em Genebra, o porta-voz da agência, Eujin Byun.

“A intensificação da violência e dos conflitos está a causar um pesado tributo a civis inocentes”, sendo que “centenas de milhares” de pessoas “tentam procurar segurança nas periferias das zonas de conflito”, afirmou Byun.

Desde o recrudescimento dos combates na cidade de Sake, na província de Kivu do Norte, em 7 de Fevereiro, 144 mil pessoas foram obrigadas a fugir dos arredores de Goma, a capital da província, segundo dados da ACNUR.

“Estas pessoas fugiram dos bombardeamentos indiscriminados das últimas semanas, que causaram a morte de mais de 20 civis e feriram mais de 60”, referiu.

Enquanto o conflito em torno de Sake se agrava, grupos armados lançaram esta semana uma série de ataques dirigidos contra civis na região de Beni, no Kivu do Norte, bem como no território de Irumu, na província de Ituri.

“As equipas de monitorização da protecção do ACNUR receberam relatos de assassínios, raptos e incêndios de casas. O ACNUR condena estas atrocidades contra civis e populações deslocadas e apela urgentemente à cessação das hostilidades nas províncias orientais para salvaguardar a vida dos civis”, afirmou.

A situação dos novos deslocados no leste da RDC é agravada pela situação humanitária pré-existente e premente, frisou o ACNUR.

Mais de sete milhões de pessoas continuam deslocadas em todo o país.

O ACNUR, juntamente com outras agências humanitárias, planeia fornecer 900 mil tendas em 2024, quase o dobro dos 500 mil construídos no ano passado.

Para responder a estas e a muitas outras necessidades humanitárias na RDC, de acordo com a agência da ONU, foi lançado, em 20 de Fevereiro, o Plano de Resposta Humanitária 2024, que apela a 2,6 mil milhões de dólares (cerca de 2,4 milhões de euros) para ajudar perto de nove milhões de pessoas necessitadas em todo o país.

Além disso, o ACNUR e os seus parceiros lançaram, em 22 desse mesmo mês, um Plano Regional de Resposta aos Refugiados para proporcionar protecção e assistência essenciais aos refugiados congoleses nos países vizinhos.

O plano requer 668 milhões de dólares para apoiar cerca de um milhão de refugiados e um milhão de membros das comunidades de acolhimento, a maioria dos quais encontra-se em Angola, Burundi, República Popular do Congo, Rwanda, Uganda, Tanzânia e Zâmbia.

A província do Kivu do Norte está assolada desde o final de 2021 por um conflito entre o Movimento 23 de Março (M23), apoiado por unidades do exército rwandês, e o exército congolês associado em particular a grupos armados ditos “patriotas” e duas empresas militares privadas estrangeiras.

ro/ebr

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES