Acredita-se que a causa fundamental seja o despejo a céu aberto de resíduos sólidos urbanos nessa área, onde foi detectada uma mistura de todos os tipos de resíduos, incluindo materiais que contêm essas substâncias, alertaram os pesquisadores.
Os resultados correspondem a uma pesquisa realizada durante 2023 pela equipe de trabalho do Serviço Estatal “Aplicação de ferramentas científicas em apoio à gestão de resíduos sólidos urbanos no município de Cienfuegos – RSU”, dirigida pela MSc. Tatiana Alonso Pérez.
A pesquisa científica visava avaliar a distribuição espacial da contaminação por metais pesados no aterro sanitário municipal de Cienfuegos e sua possível zona de impacto; avaliar o grau de contaminação por metais pesados nos solos; e estimar o risco à saúde.
“Os resultados mostraram que, dentro do aterro sanitário, há áreas que contêm níveis muito elevados de contaminantes de interesse toxicológico, como o chumbo. As concentrações encontradas sugerem um alto risco que se traduz em uma alta probabilidade de desenvolvimento de doenças em grupos vulneráveis, de acordo com os indicadores usados”, disse o MSc. Yoelvis Bolaños Álvarez, líder dessa pesquisa.
mem/sbd