“Uma tentativa dos militares ucranianos de realizar um ataque terrorista utilizando veículos aéreos não tripulados contra alvos no território da Rússia foi frustrada no domingo. Sistemas de defesa aérea em serviço interceptaram e destruíram drones sobre Belgorod e no Mar Negro”, disse o comunicado.
Relatos de ataques de drones ucranianos a instalações no território da Rússia, tanto perto da linha de frente quanto na periferia de Moscou, têm chegado quase diariamente ultimamente.
As províncias russas que fazem fronteira com a Ucrânia, como Belgorod, Bryansk, Kursk e Voronezh, relatam regularmente bombardeios, ataques de drones e outros ataques do outro lado da fronteira, forçando a população a buscar refúgio em outros lugares.
A Rússia está conduzindo uma operação militar especial na Ucrânia desde 24 de fevereiro de 2022 e, de acordo com o presidente russo Vladimir Putin, seus objetivos são proteger a população do “genocídio das atuais autoridades de Kiev”.
Ela também visa combater os riscos à segurança nacional representados pelo avanço da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em direção ao leste.
mem/gfa/mb