Os líderes dos 20 países do bloco também analisaram questões financeiras da organização, segurança regional e questões fronteiriças durante o primeiro dia da reunião, informou o site Caricom.
Os tópicos da agenda incluem mudanças climáticas e financiamento para enfrentá-las, transporte regional, questões hemisféricas e globais, como eventos recentes no Oriente Médio, reparações e a Copa do Mundo de Críquete T-20 Masculino da ICC de 2024, explicou a fonte.
O Presidente da Guiana, Mohamed Irfaan Ali, atualizou os participantes em seu discurso de abertura como Presidente da Caricom na iniciativa 25 até 2025, que aborda como grupo regional a crescente fatura de importação de alimentos e fórmulas para melhorar o comércio.
Por sua vez, a Secretária Geral da Caricom, Carla Barnett, afirmou que a reunião de alto nível aprofunda a integração regional e promove os interesses do povo caribenho no cenário internacional.
A maior parte dos 20 líderes dos países membros da Caricom chegou ao país caribenho na véspera para participar deste Encontro Ordinário dos governantes caribenhos.
O encontro inclui ainda encontros com o Ministro de Estado dos Negócios Estrangeiros da Arábia Saudita, Adel bin Ahmed Al-Jubeir, e com o Ministro de Estado da Cooperação Internacional dos Emirados Árabes Unidos, Reem al Hashimy.
Outros tópicos da agenda são as alterações climáticas e as finanças para enfrentá-las, e uma atualização sobre a situação nas Ilhas Virgens Britânicas.
As sessões também abordam questões como a situação do Fundo Fiduciário do Tribunal de Justiça do Caribe, os desenvolvimentos no Oriente Médio, incluindo o bombardeio israelense de Gaza, e a Quarta Conferência Internacional sobre Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, a ser realizada em Antígua e Barbuda em maio.
O bloco caribenho é formado por 20 países, 15 deles como membros efetivos e cinco na categoria de associados, e seu território abriga cerca de 16 milhões de cidadãos indígenas, africanos, indianos, europeus, chineses, portugueses e javaneses.
jf/apb/ls