Precisamente, essa reunião ocorreu durante a celebração, nessa capital, do 24º Festival do Habano (26 de fevereiro a 1º de março), que conta com a participação de 2.900 pessoas de 108 países.
Porta-vozes do Balcón disseram na terça-feira que o Havana Club International S.A. (HCL S.A.) comemorou o aniversário com uma combinação e degustação de algumas das melhores bebidas de seu portfólio de marcas e diferentes charutos feitos especialmente para a ocasião.
Foi o 20º aniversário da conhecida oficina cubana de especialistas em charutos e bebidas conhecida como Balcón del Habano Bayamanaco (voz aborígene).
O encontro, realizado no Cigar Club All Mar dessa cidade, reuniu dezenas de fumantes cubanos e estrangeiros que puderam desfrutar de um show temático acompanhado de bebidas exclusivas. Houve também uma gastronomia de excelência e charutos comemorativos feitos especialmente para a ocasião por prestigiosos enroladores de charutos nacionais.
Na entrada do local, os participantes foram recebidos com um charuto Havana mareva e, em seguida, puderam degustar e harmonizar com o coquetel Vodka Martini 007, preparado pelos bartenders Alejandro Bolívar e Pedro Iván, ambos do restaurante-bar Floridita.
Como os bartenders explicaram, o drinque era uma variação de um famoso drinque atribuído a Miguel Boada, mas eles o modificaram e o prepararam com vermute vermelho Bolívar Cano Bajando Artesanal 2016, Absolut Vodka e Beefeater Gin, que eles querem continuar preparando e vendendo na Floridita.
Falando no evento, o presidente do projeto, Juan Jesús Machín, disse que a comemoração estava alinhada com muitos tópicos importantes da história e da cultura nacionais.
Entre essas coincidências, ele mencionou a celebração da Ordem de Insurreição dada pelo Major General Juan Gualberto Gómez contra o colonialismo espanhol no século XIX.
Também vinculou a inauguração do All Star, o XXIV Habano Festival, o Dia do Bartender cubano e o 100º aniversário do antigo Club de Cantineros de Cuba, agora a Associação.
mem/rfc/bm