O chefe do Conselho de Estado da nação caribenha também participou da abertura da quarta reunião plenária extraordinária da segunda sessão legislativa da atual legislatura do Parlamento angolano, onde foi recebido com uma salva de palmas e aplausos de pé pelos deputados.
A presidente da Assembleia, Carolina Cerqueira, expressou sua satisfação com a visita e com as ações que resultarão dela para fortalecer os vínculos entre as duas legislaturas, para as quais ela pediu a total cooperação de todos.
Lazo, que está visitando Angola pela primeira vez na qualidade de Presidente do Parlamento, expressou no livro de honra a vontade de fortalecer as relações de amizade, cooperação e afeto.
“Ao fazer isso, estamos consolidando os laços históricos entre nossos povos, fundados na luta comum e no derramamento de sangue para defender a independência deste país”, escreveu ele.
Acrescentou que os dois lados devem levar adiante o legado de profunda amizade e determinação de luta do primeiro presidente angolano, Agostinho Neto, e do líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro.
“Há um grande potencial para fortalecer as relações interparlamentares, com vistas a fortalecer nossas relações bilaterais”, disse ele, e transmitiu suas saudações calorosas, solidárias e fraternas ao povo angolano e aos deputados.
O presidente do Legislativo cubano chegou a Luanda no dia anterior e, em seu primeiro dia, conversou com sua homóloga, Carolina Cerqueira, sobre possíveis ações para aprofundar as relações de trabalho entre os dois órgãos.
Durante o diálogo, Lazo demonstrou o compromisso do lado cubano de fortalecer o vínculo atual, bem como de promover a troca de experiências.
Nesse sentido, ele propôs acompanhar a comissão intergovernamental Angola-Cuba com uma comissão interparlamentar, uma iniciativa que deve ser avaliada em ambos os parlamentos. As partes também discutiram a possibilidade de realizar uma reunião de trabalho por videoconferência.
oda/kmg/bm