De acordo com o relatório, daqui a uma semana, em 11 de março, os alunos do ensino médio voltarão às aulas.
Esse ajuste no calendário escolar visa garantir que todas as escolas estejam em condições ideais para receber os alunos e proporcionar a eles um ambiente de aprendizado adequado, de acordo com Meduca.
Maruja Gorday, chefe do departamento, indicou que essa medida foi adotada após várias análises, também em resposta às reclamações dos pais e dos setores sindicais.
Entre as escolas do Panamá Centro que não iniciarão as aulas está a Escuela Artes y Oficios, devido a trabalhos de manutenção e adaptações elétricas em andamento.
Para apoiar esse início escalonado das aulas, a Diretora Nacional de Currículo e Tecnologia da Meduca, Carmen Reyes, confirmou os programas das matérias fundamentais na recuperação dos níveis de aprendizado, como matemática, ciências sociais, espanhol, ciências naturais, geografia, educação cívica e história.
Outras escolas, como o Instituto Panamá Norte, só poderão iniciar as aulas em 18 de março, porque o processo de nomeação de professores ainda não foi concluído, disse Gorday.
O Decreto Executivo 74, de 29 de dezembro de 2023, estabelece o calendário escolar de 2024, que vai de 4 de março a 19 de dezembro, com a previsão de trimestres que abrangem 40 semanas (190 dias letivos).
mem/ga/bm