O porta-voz Wang Wenbin respondeu desta forma à aprovação pela Câmara dos Representantes norte-americana de um projeto de lei que poderá proibir a rede social TikTok no país norte-americano.
“Se supostas razões de segurança nacional são usadas para suprimir arbitrariamente empresas proeminentes de outros países, então não há justiça ou imparcialidade”, enfatizou.
Chamada de Lei de Proteção dos Americanos contra Aplicativos Controlados por Adversários Estrangeiros, a legislação exige que a gigante de tecnologia chinesa ByteDance se desfaça do TikTok ou o popular aplicativo será banido nos Estados Unidos.
Agora cabe ao Senado decidir se sete milhões de pequenas empresas americanas e 170 milhões de usuários naquele país ficarão sem acesso a esta rede social.
O presidente norte-americano, Joe Biden, disse que assinará o projeto de lei para proibir o TikTok se os congressistas o aprovarem.
O Ministério de Negócios Estrangeiros Chines denunciou em diversas ocasiões o abuso do conceito de segurança nacional por parte de Washington para reprimir e conter o gigante asiático e as suas empresas.
jf/idm / fav