23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Senegal liberta líderes da oposição poucos dias antes das eleições

Senegal liberta líderes da oposição poucos dias antes das eleições

Dakar, 15 mar (Prensa Latina) As autoridades judiciais senegalesas libertaram o líder da oposição preso Ousmane Sonko e seu vice, o candidato presidencial Bassirou Diomaye Faye, após a proclamação da lei de anistia, foi anunciada hoje aqui.

As eleições estão marcadas para o próximo dia 24 de março e, segundo especialistas, a libertação dos líderes da oposição pode alterar as tendências eleitorais, especialmente devido à influência de Sonko sobre os eleitores mais jovens.

Sonko está preso desde julho por diversas acusações, incluindo apelo à insurreição.

A lei geral de amnistia, que tolera crimes cometidos desde 2021 durante protestos antigovernamentais, permitiu a libertação de Sonko e Faye e é considerada uma etapa para a normalização da situação política no Senegal.

Recentemente, o presidente do Senegal, Macky Sall, adiou para Dezembro próximo a realização das eleições presidenciais que estavam marcadas para o passado dia 25 de Fevereiro.

O anúncio de Sall provocou imediatamente manifestações de protesto que foram violentamente reprimidas pelas forças de segurança.

Como resultado dos confrontos, mais de 150 pessoas foram detidas, incluindo alguns parlamentares e políticos da oposição, segundo testemunhas oculares.

Pouco depois, a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) apelou às autoridades senegalesas para restaurarem o calendário eleitoral de acordo com as disposições da Constituição e foram remarcadas para o próximo dia 24 de março.

mem/fvt/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES