Segundo o Relatório Global de Tuberculose 2023 da OMS, estima-se que 10,6 milhões de casos foram registrados no mundo em 2023, com 1,3 milhão de mortes, das quais cerca de 167 mil foram entre pessoas soropositivas.
Nas Américas, os registros indicam que 325.000 pessoas adoeceram com TB, um aumento de 14% em relação a 2015. Além disso, cerca de 35.000 pessoas morreram de TB, um aumento de 41% em relação a 2015.
A OMS estimou que, todos os dias, aproximadamente 96 pessoas perdem a vida devido à TB e cerca de 890 contraem a infecção pulmonar, que é causada por bactérias que se espalham pelo ar quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou cospe.
Uma estratégia que ajude enfermeiros e médicos a ter uma ideia do estado de saúde de um paciente para que possam oferecer o atendimento adequado, conhecido como triagem, juntamente com o tratamento preventivo da TB, pode reduzir substancialmente a incidência e a mortalidade por TB.
É por isso que, de acordo com a OMS, são necessários investimentos em saúde pública para atender às necessidades das populações vulneráveis.
“Temos o conhecimento, as ferramentas e o compromisso político para acabar com uma doença milenar”, disse o diretor-geral da agência de saúde da ONU, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
ro/crc