O fórum será dedicado ao tema Alternativas Contra hegemônicas a partir das ciências e do conhecimento nativo, segundo a sede.
A edição busca estimular a reflexão sobre as condições históricas que explicam a exclusão dos conhecimentos gerados nas culturas originárias e, sobretudo, tornar visíveis as estratégias de resistência que permitem que esse conhecimento contra hegemônico permaneça e seja reproduzido até os dias de hoje.
Os participantes poderão abordar estas questões a partir de diferentes perspectivas e também outros aspectos relacionados com a atual realidade económica, política, social e cultural dos povos indígenas da América.
Além disso, as suas ações contra os mecanismos que tentam aniquilar as suas visões do mundo, e a forma particular como estas se articulam no presente com a comunicação, a criação artística, o ativismo e a liderança.
A Casa de las Américas afirma que convida especialmente palestrantes que darão conta de suas realidades a partir das próprias comunidades.
Os interessados poderão realizar apresentações individuais ou painéis – de três ou quatro participantes – até 22 de julho de 2024 através da plataforma https://premiocasa.cult.cu/culturasOriginarias.
oda/dla / fav