A operadora de transporte público RATP apelou para a iniciativa em conexão com as tradicionais brincadeiras de 1º de abril e a Semana Olímpica, que acontecerá de 2 a 6 de abril para promover a prática e os valores do esporte, uma campanha que terá a adesão de cerca de 10.000 escolas na França.
Menos de 120 dias antes da abertura do evento de verão, em 26 de julho, a estação Victor Hugo se tornou “Victor Judo” por 24 horas, a estação Alexandre Dumas se tornou “Alexandre Dumaraton” e a estação Trocadéro se tornou “Trocanoa”.
O Sèvres-Babylone para “Sèvres-Badminton”, o Solférino para “Surférino” e o Nation para “Swimming”, entre outros, também foram temporariamente renomeados.
Essa é a brincadeira de Primeiro de Abril, uma tradição francesa do início da primavera, semelhante ao Dia da Mentira (28 de dezembro) na Espanha e na América Latina.
Para não confundir os passageiros, o metrô de Paris, que é usado por mais de quatro milhões de pessoas todos os dias, trocou apenas metade das placas de número das estações em questão.
jf/wmr/bm