O Escritório de Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado da China informou que os departamentos relevantes estão muito preocupados, prestam muita atenção à situação do desastre e estão prontos para fornecer assistência de socorro.
Por sua vez, as autoridades taiwanesas agradeceram ao continente por sua preocupação e garantiram que não havia necessidade de assistência.
De acordo com as últimas estatísticas do serviço de bombeiros de Taiwan, pelo menos sete pessoas morreram, 711 ficaram feridas e 77 ficaram presas no condado de Hualien, onde os esforços de busca e resgate continuam.
A China Earthquake Network (Rede de Terremotos da China) registrou hoje um terremoto de magnitude 7,3 na escala Richter, por volta das 7 horas da manhã, horário local, na área marítima do condado de Hualien (leste), a uma profundidade de 12 quilômetros.
Vários usuários da Internet das províncias vizinhas de Fujian, Zhejiang e outras relataram que sentiram isso fortemente nesses locais.
Logo após o terremoto, o Centro de Alerta de Tsunami do Ministério de Recursos Naturais emitiu um alerta de tsunami de nível I (vermelho), que mais tarde foi alterado para um alerta de nível II (laranja).
Por volta das 11h20, horário local, no mesmo dia, o Centro suspendeu a notificação com base no monitoramento da região.
De acordo com relatórios preliminares, o terremoto causou falta de energia em partes de Taipei, afetou o serviço ferroviário, pelo menos dois prédios desabaram e outro prédio de vários andares está inclinado.
A mídia taiwanesa disse que esse foi o maior terremoto dos últimos 25 anos, desde o chamado “terremoto de 921” na ilha em 1999.
A Administração Meteorológica de Taiwan previu tremores secundários de magnitude 6,5 a 7,0 para os próximos três a quatro dias.
oda/idm/bm