De acordo com uma nota publicada no site oficial do Ministério das Relações Exteriores, o vice-primeiro-ministro italiano representará o país no fórum, que será realizado nos dias 3 e 4 de abril na sede da Aliança Atlântica, e que será dedicado a questões estratégicas, incluindo o apoio à Ucrânia no conflito com a Rússia.
A reunião ministerial da OTAN, que pela primeira vez incluirá uma representação sueca após a recente adesão da Suécia ao bloco, discutirá questões preparatórias para a cúpula da OTAN em Washington, Estados Unidos, de 9 a 11 de julho deste ano.
Referindo-se à arquitetura de defesa transatlântica, Tajani enfatizou, antes de partir para o evento, que “desenvolver uma forte indústria de defesa europeia na relação UE-OTAN é crucial para evitar duplicação e ineficiências, promovendo uma complementaridade mais profunda entre as duas organizações”.
À margem dessa conferência ministerial do bloco atlântico, Tajani manterá reuniões bilaterais com seus homólogos e participará, juntamente com a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, e o secretário-geral da Ação Externa Europeia, Stefano Sannino, do fórum “A Europa do futuro: os resultados alcançados e os desafios a serem enfrentados”.
Outra sessão de trabalho no formato do Conselho OTAN-Ucrânia será realizada em 4 de abril, com a participação do Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmitry Kuleba.
“Nesta fase da guerra, devemos continuar a apoiar a Ucrânia, mostrando uma frente coesa e uma OTAN compacta, evitando qualquer envolvimento da aliança no conflito”, disse o ministro das Relações Exteriores italiano sobre o assunto, de acordo com a fonte.
oda/ort/bm