24 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Procuradoria Geral do Equador realiza batidas em caso de corrupção

Procuradoria Geral do Equador realiza batidas em caso de corrupção

Quito, 3 mar (Prensa Latina) A Procuradoria Geral do Equador realizou nesta quarta-feira batidas em oito províncias do Equador como parte da investigação relacionada a um caso de corrupção.

O chamado caso Plaga envolve juízes, ex-juízes, escrivães, policiais, pessoas que ocuparam cargos públicos e advogados em livre prática vinculados ao delito de crime organizado.

A instituição judicial também explicou que os delitos relacionados incluem suposto tráfico de influência, extorsão, suborno, enriquecimento ilícito e lavagem de dinheiro.

De acordo com o Ministério Público, os supostos envolvidos, por meio de ações constitucionais, favoreceram pessoas altamente perigosas, concedendo-lhes liberdade com “abuso da lei”.

Também em dezembro passado, a Procuradoria Geral da República revelou, por meio do chamado caso Metástasis, a existência de um suposto esquema de corrupção com infiltração de narcotraficantes nos sistemas judiciário, penitenciário e policial, envolvendo juízes, promotores, policiais, advogados e criminosos.

A investigação do caso Metástasis levou ao caso Purga, no qual uma dúzia de pessoas é atualmente acusada de outro suposto esquema de corrupção judicial dentro do Tribunal de Justiça de Guayas, que deu decisões a favor do narcotraficante José Adolfo Macías (Fito), líder do Los Choneros, que agora está foragido.

O legislador da Revolução Cidadã, Lenín Barreto, membro da Comissão de Supervisão, disse que, com os casos Purga e Metástasis, ficou claro que as organizações criminosas permearam os níveis mais altos do executivo e do sistema judiciário.

Em conversa com a estação de rádio Radio Pichincha, Barreto comentou que esse desastre institucional começou com o Conselho Transitório de Participação Cidadã e Controle Social, presidido por Julio César Trujillo, que escolheu a dedo todas as pessoas cujo slogan era destruir o Correísmo.

rgh/nta

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES