22 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Tragédia na ponte dos EUA revelou outro colapso

Tragédia na ponte dos EUA revelou outro colapso

Washington, 5 abr (Prensa Latina) O colapso da ponte em Baltimore revelou o tipo de trabalho difícil e muitas vezes perigoso que os imigrantes realizam hoje nos Estados Unidos, disse Gustavo Torres, diretor executivo da organização de direitos imigratórios CASA.

Torres apelou aos que ocupam posições de liderança política para pararem de usar uma retórica desumana, porque “agora o que precisamos é de uma reforma imigratória abrangente”.

Os imigrantes enfrentam taxas de lesões e mortalidade mais elevadas do que os trabalhadores não-imigrantes e são significativamente menos propensos a aceder a seguros, disse o executivo da CASA numa entrevista ao Democracy Now.

Na madrugada do dia 26 de março, um supercargueiro com mais de 4.700 contêineres colidiu com um dos pilares da ponte Francis Scott Key, porta de entrada e saída do porto de Baltimore, um dos mais importantes da costa leste do país.

O impacto fez com que grande parte da estrutura de ferro desabasse nas águas frias e turvas do rio Patapsco, e com isso a morte de seis trabalhadores que ali mesmo repararam a estrada. Eram todos migrantes, cujas nacionalidades eram México, Guatemala, Honduras e El Salvador.

As equipes de busca e resgate recuperaram dois dos corpos e outros quatro continuam desaparecidos.

“As tarefas desempenhadas pelos trabalhadores da construção civil são absolutamente essenciais”, disse Torres, comentando que dois dos falecidos eram membros da CASA.

Torres comentou que na região metropolitana de Baltimore (Maryland) e Washington existem 130 mil trabalhadores da construção civil que são latinos e imigrantes. “Eles estão constantemente trabalhando para construir pontes”, enfatizou.

Ao se referir ao CASA, ele disse que a organização está em Baltimore há 20 anos, prestando um grande número de serviços àquela comunidade.

“Os trabalhadores rodoviários, em particular, muitas vezes trabalham arduamente à noite com maior exposição a acidentes, para que o resto de nós tenha a comodidade de evitar obras durante o dia”, acrescentou.

Torres expressou a sua rejeição aos ataques do ex-presidente Donald Trump contra os migrantes “que sabemos que nos odeiam de uma forma totalmente inaceitável”.

Mas também estamos assistindo a ataques do Partido Democrata, observou ele, e insistiu que rejeitassem “esta legislação anti-imigração e apelamos à reforma da imigração para que possamos realmente resolver este problema”.

O Gabinete Orçamental do Congresso, uma instituição apartidária, estima que a economia dos Estados Unidos crescerá sete biliões de dólares adicionais nos próximos 10 anos, graças em parte a nós, à imigração, concluiu Torres.

rgh/dfm/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES