Chega dessa guerra desumana que, independentemente de quem seja o culpado, o que eu não tenho dúvida é que muitas pessoas inocentes estão sofrendo e isso tem que acabar, disse o presidente durante sua coletiva de imprensa habitual no Palácio Nacional.
O presidente também lamentou a recente morte de sete trabalhadores humanitários da ONG World Central Kitchen, dirigida pelo chef espanhol José Andrés, após um ataque israelense na Faixa de Gaza.
José Andrés tem muitos restaurantes, mas ele faz trabalho social em lugares onde há fome, e ele foi para a Faixa de Gaza para levar comida e o governo israelense já reconheceu que, por engano – de acordo com a versão do governo israelense – eles bombardearam a cozinha, o acampamento e mataram os voluntários, disse ele.
Menciono isso e mando um abraço para suas famílias e também para Andrés, porque eles vieram quando a tragédia do furacão Otis atingiu a cidade de Acapulco, na costa do Pacífico, e montaram cozinhas para alimentar as pessoas necessitadas, disse López Obrador.
Depois de mais de 180 dias de uma guerra genocida em Gaza, o número de mortos palestinos subiu para mais de 33.000, enquanto mais de 75.000 pessoas ficaram feridas, a maioria mulheres, crianças e idosos.
lam/las