“Este sábado, mais uma tentativa dos militares ucranianos de realizar um ataque terrorista contra alvos em território russo foi impedida com a utilização do sistema lançador múltiplo de foguetes RM-70 Vampire”, afirmou a entidade militar.
Por sua vez, o governador de Belgorod, Viacheslav Gladkov, indicou que 12 prédios de apartamentos foram danificados na cidade e que as vidraças de uma clínica infantil foram quebradas.
«A fachada foi danificada e as janelas partidas num dos edifícios da clínica infantil n.º 4, a cobertura do complexo desportivo Luch foi destruída e parte da fachada do edifício de uma empresa comercial foi destruída. Segundo informações preliminares, três veículos foram atingidos”, escreveu Gladkov em seu canal Telegram.
Acrescentou ainda que após um ataque aéreo das forças armadas ucranianas na aldeia de Dubovoe, uma casa privada foi completamente queimada, quatro outras fachadas de edifícios de apartamentos foram cortadas e janelas foram partidas em vinte e um apartamentos.
As províncias russas que fazem fronteira com a Ucrânia, como Belgorod, Bryansk, Kursk e Voronezh, relatam regularmente ataques com granadas, incursões de drones e outros ataques vindos do outro lado da fronteira, forçando a população a procurar refúgio noutro local.
A região de Belgorod tem sido a mais afetada, com diversas incursões de grupos de sabotagem provenientes da Ucrânia nos últimos meses e ataques contínuos a municípios fronteiriços com a utilização de múltiplos lançadores de foguetes, morteiros e drones.
ro/gfa/ml