O presidente da organização, Víctor Fernández, reiterou à Prensa Latina o objetivo de enviar 10 toneladas de leite em pó a Cuba, destinadas a ajudar a população mais vulnerável, como as crianças.
Lançada em fevereiro, a campanha está pedindo o apoio de cidadãos, autoridades locais, empresas públicas e privadas, fundações, sindicatos, forças políticas e associações de solidariedade.
Fernández agradeceu em uma mensagem àqueles que deram sua contribuição e descreveu a ação como um sucesso.
Nossa posição de apoio político e econômico à nação antilhana é justa e constitui uma prioridade, disse o presidente da CubaCoop, criada em 1995 para promover a cooperação bilateral descentralizada por meio de projetos. Nesse sentido, ele exortou as diversas esferas da sociedade francesa a se unirem à iniciativa que busca aliviar o impacto de mais de 60 anos de bloqueio econômico, comercial e financeiro, política que vem sendo intensificada desde o governo de Donald Trump (2017-2021).
De acordo com Fernández, o potencial de simpatia com Cuba é imenso na França e o povo do país caribenho merece ser apoiado nestes tempos tão difíceis devido à sua resistência.
O embaixador cubano na França, Otto Vaillant, agradeceu a solidariedade com seu país e reconheceu a iniciativa da CubaCoop e o compromisso com uma causa justa das pessoas que participaram.
Ele também aproveitou a oportunidade para ratificar a condenação do bloqueio que os Estados Unidos insistem em impor, apesar da rejeição mundial que gera e de seu caráter extraterritorial, em claro desafio ao direito internacional e à Carta das Nações Unidas.
oda/wmr/mb