23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

El Salvador acompanha de perto os movimentos do bitcoin

El Salvador acompanha de perto os movimentos do bitcoin

San Salvador, 10 abr (Prensa Latina) Os salvadorenhos acompanham hoje de perto as flutuações do bitcoin no mercado de ações quando alguns antecipam que em 2024 ele será cotado a 100 mil dólares.

O criptoativo, instituído pelo presidente Nayib Bukele como a segunda moeda com curso legal no país, manteve sua instabilidade nos últimos meses, mas sempre esteve em alta, segundo relatos.

Na segunda-feira esteve a um passo de atingir o preço mais alto desde o seu lançamento, 73.737,94 dólares, mas cedeu num mercado instável para se fixar no preço de 68.000 por unidade.

Neste dia 8 de abril, o ativo digital mais popular do mercado atingiu os 70 mil e aí permaneceu várias horas até tocar nos 72.325,12 dólares, próximo do recorde de 73.737,94 que estabeleceu no dia 14 de março.

Na véspera, ao meio-dia, caiu para US$ 68 mil, enquanto o site Cointelegraph espera que em algum momento haja um novo aumento no preço do ativo que o levará a superar sua marca histórica.

“O interesse especulativo dos investidores no mercado de criptomoedas aumentou para níveis vistos na corrida altista de 2021”, observou o Cointelegraph.

O preço do “token digital” aumentou 134,4 por cento entre 10 de abril de 2023 e 9 de abril de 2024, passando de uma média de 29 mil para 68 mil dólares.

Entretanto, esta “moeda” apresenta-se como um ponto de fricção nas negociações que El Salvador mantém com o Fundo Monetário Internacional (FMI), onde nenhuma das partes quer ceder.

Há uma semana, Julie Kozack, porta-voz do FMI, disse que o Fundo “continua a colaborar construtivamente com as autoridades salvadorenhas” para alcançar um programa para fortalecer a sustentabilidade fiscal, o crescimento da produtividade e a governação económica, bem como os riscos derivados do bitcoin. Um tema considerado “chave”.

O ativo causa ressentimento entre os financiadores internacionais que pedem que a previsão legal de moeda com curso legal seja eliminada ou suprimida, enquanto o Executivo o interpretou como uma interferência e continuou com sua política ao criar até um programa para atrair investidores em bitcoin.

Rommel Rodríguez, coordenador da Área de Macroeconomia da Fundação Nacional para o Desenvolvimento (Funde), considerou que é difícil para o FMI ou para o governo ceder por uma questão de honra.

O economista explicou que o fato de o FMI aceitar a sua adopção como moeda com curso legal daria um sinal de que outras nações também adoptam esta política à custa dos riscos bancários e do financiamento ilícito.

mem/lb / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES