25 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

ONU: Sudão enfrenta uma das piores tragédias humanitárias

ONU: Sudão enfrenta uma das piores tragédias humanitárias

Nações Unidas, 12 abr (Prensa Latina) As consequências de quase um ano de conflito no Sudão estão espalhando pelo país uma das piores tragédias humanitárias do planeta, advertiram nesta sexta-feira vários organismos das Nações Unidas.

Em declarações à imprensa, o chefe do Escritório para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) no país, Justin Brady, estimou que pelo menos 8,6 milhões de pessoas foram obrigadas a abandonar seus lares, quatro milhões delas crianças.

A ONU está particularmente preocupada com a situação na região de Darfur, onde atos bárbaros de violência são relatados, de acordo com Brady.

O representante da OCHA no país expressou preocupação com relatos de bebês morrendo em condições terríveis, pessoas sendo queimadas em campos de refugiados e mulheres e meninas sendo estupradas.

No geral, cerca de cinco milhões de sudaneses estão à beira da fome e 200.000 crianças podem morrer por falta de acesso a alimentos nas próximas semanas ou meses, alertou.

Por sua vez, o Programa Mundial de Alimentos (WFP) afirma que a crise não se limita ao Sudão, mas afeta 45 milhões de pessoas na região que agora precisam de assistência humanitária.

“Precisamos desesperadamente de um fim para o conflito”, disse Michael Dunford, diretor regional do PMA para a África Oriental.

Se essa situação não for revertida, as pessoas simplesmente não conseguirão colocar comida na mesa; estamos desesperadamente preocupados com os mais de cinco milhões em níveis emergenciais de insegurança alimentar, acrescentou.

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) também alertou na sexta-feira sobre uma aceleração da crise no Sudão, dizendo que a propagação da fome este ano foi alarmante.

A insegurança alimentar moderada ou grave já afeta quase seis em cada dez famílias, principalmente nos estados mais afetados de Kordofan Ocidental, Kordofan do Sul e Nilo Azul.

Um comunicado à imprensa emitido pela agência pediu a extensão da assistência alimentar imediata aos mais vulneráveis.

rgh/ebr

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES