A Nueva Trova cubana está de luto neste dia 19 de abril. “Angelito”, como seus amigos e o público o chamavam, está partindo, um dos membros essenciais desse movimento, um dos que beberam da sabedoria dos fundadores, que se apropriou dessa maneira de compor e cantar músicas, que ele orgulhosamente transformou em um princípio de vida.
Ele foi um artista até o último momento, “hoje Beatríz (Márquez) estava gravando”, ele me disse há dois dias; “ouça o último arranjo de Kiki (Corona), é muito melhor do que o anterior”, ele me pediu de qualquer forma, enquanto com sua voz, já cansada, ele nos falava alegremente sobre seu próximo álbum Canción de luz, que sob a tutela de Silvio Rodríguez .
La Juntamenta, uma apresentação que ele organizava todos os meses no Centro Salvador Allende, que ele sediou por vários anos, era seu último bastião em defesa das músicas de cantores e compositores inteligentes em Cuba.
No pátio da antiga mansão no Vedado, em Havana, Angelito apresentava músicos e cantores como Pedro Luis Ferrer, Martha Campos, Ireno García, Pepe Ordaz, Rafael Guedes, Benito de la Fuente, entre outros nomes essenciais da trova cubana, juntamente com jovens cujo talento ele reconhecia.
Seu fonograma póstumo é uma declaração de amor, fé e esperança do músico e guitarrista, que crescerá nas vozes do próprio Silvio, em uma canção com Angelito, também de Anabel López, acompanhado ao piano pelo maestro Frank Fernández.
Nesse fonograma exclusivo, cada letra é uma joia que viaja acompanhada pelo talento de artistas renomados. Além de Kiki Corona, também participarão Beatriz Márquez, Bárbara Llanes, Frank Fernández, Alain Pérez, Marta Campos, Frank Delgado, Heidi Igualada, Juan Carlos Pérez, Alejandro Valdés, entre outros.
Pouco depois de completar 68 anos (31 de maio de 1956) e com mais de 40 anos de vida artística, o trovador se destacou por sua constante experimentação e letras contundentes que retratam e interpretam a realidade de seu país, como no caso de seu álbum Paisano (2000), onde compartilhou experiências próximas sobre a diáspora cubana e outras nações latino-americanas.
rgh/mml