23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Começa a Semana de Vacinação das Américas

Começa a Semana de Vacinação das Américas

Washington, 20 abr (Prensa Latina) Sob o lema “Aja agora para proteger o seu futuro”, começa hoje a Semana de Vacinação nas Américas (VAS) e pretende atingir mais de 83,5 milhões de pessoas com quase 156 milhões de doses.

A celebração do SVA começou em 2003 como parte da resposta a um surto epidêmico de sarampo nas Américas que ocorreu na área fronteiriça entre a Colômbia e a Venezuela em 2002.

Para prevenir futuros surtos deste tipo, os ministros da saúde dos países andinos propuseram uma iniciativa internacional coordenada.

Nos últimos 21 anos, a SVA deu aos governos a oportunidade de chegar a milhões de pessoas num esforço concertado com vacinas vivas que salvam vidas.

Os esforços das Américas inspiraram o mundo e muitas outras regiões seguiram o exemplo, levando à criação da Semana Mundial da Imunização em 2012.

Todos os anos, mais de 40 países e territórios nas Américas se reúnem em abril para vacinar suas populações, fazendo um esforço especial para alcançar pessoas que podem não ter acesso regular aos serviços de saúde, incluindo povos indígenas, migrantes, populações fronteiriças e aqueles que vivem na periferia urbana.

Nesta ocasião, o Dr. Jarbas Barbosa, diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), instou os países das Américas a recuperarem a cobertura vacinal de rotina, já que atualmente apenas 15 em cada 100 crianças da região estão parcialmente protegidas contra doenças evitáveis às doenças.

Embora historicamente esta área tenha sido líder na eliminação de doenças, durante mais de uma década a cobertura vacinal diminuiu significativamente, afirmou.

Entre as causas estão a falsa percepção de que as doenças eliminadas e controladas já não representam um risco para a saúde das pessoas, de que os programas de vacinação caíram na lista de prioridades e de que a desinformação aumentou desde a pandemia de Covid-19.

Barbosa insistiu na necessidade de recuperação da cobertura vacinal regional, especialmente para doenças altamente contagiosas como o sarampo, devido ao aumento de casos em todo o mundo, que descreveu como “muito preocupante”.

Ele alertou que os países também permanecem longe da taxa de cobertura de 90 por cento necessária para proteger as raparigas dos nove aos 14 anos contra o Papilomavírus Humano, o que lhes dá proteção vitalícia contra o cancro do colo do útero, uma das principais causas de morte entre as mulheres.

Na sua opinião, para alcançar esta recuperação é necessário superar desafios como: aumentar os recursos financeiros e técnicos para melhorar o desempenho dos serviços essenciais de vacinação, estabelecer estratégias de comunicação eficazes para responder a dúvidas sobre as vacinas e aumentar o compromisso político com os programas de vacinação de rotina.

ro/lpn/ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES