O adiamento foi devido a um número insuficiente de instituições que participaram da oferta e transferiram depósitos de acordo com os regulamentos estabelecidos, informou a instituição financeira.
Anteriormente, segundo a agência de notícias VNA, a BEV anunciou uma licitação para 16.800 taels de ouro (uma unidade de peso tradicionalmente usada no leste da Ásia e equivalente a cerca de 40 gramas) produzidos pela empresa SJC.
A taxa de depósito foi fixada em 10% e o preço de referência foi de 81,80 milhões de VND (três mil e 272 dólares) por tael.
Ao anunciar a retomada dessas licitações, que não eram realizadas desde 2013, o Banco Estatal do Vietnã estabeleceu requisitos para que, após o anúncio do preço mínimo de venda, as 15 instituições de crédito aprovadas para participar da licitação apresentassem suas propostas e tivessem 30 minutos para decidir sobre o volume e o preço de compra.
Uma hora após o encerramento da sessão, o BEV anunciaria os resultados.
O leilão de ouro tem como objetivo aumentar a oferta de ouro no mercado, intervir para reduzir gradualmente a diferença entre os preços domésticos e mundiais e garantir que os negócios relacionados ao ouro sejam conduzidos de forma segura, estável e transparente.
Especialistas do setor acreditam que a retomada dessas licitações é apropriada neste momento, quando a situação é caracterizada por altas taxas de câmbio e uma reserva limitada de moeda estrangeira.
jf/mpm/bm