O comunicado especifica que a cidade russa no norte da Sibéria Ocidental sediará o Fórum Internacional Científico e Prático “Questões atuais no combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo” de 24 a 26 de abril.
O programa inclui a participação de chefes de ministérios e agências russos e estrangeiros relevantes, especialistas de Belarus, Egito, Etiópia, Índia, Irã, Cazaquistão, Quirguistão, Congo, Cuba, Omã, Emirados Árabes Unidos, Tajiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão.
Representantes do Brasil, Venezuela, China, México e África do Sul estão programados para participar do evento em formato de videoconferência.
O presidente do Conselho de Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo do Brics e diretor da Rosfinmonitoring, Yuri Chijanchin, participará da reunião pelo lado russo.
A reunião do Conselho do Brics foi anunciada anteriormente pela porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.
O diplomata então destacou que o resultado da reunião será o desenvolvimento de medidas conjuntas para minimizar os riscos globais, incluindo o financiamento do terrorismo, a luta contra a corrupção, o tráfico de drogas, bem como o uso de criptomoedas para fins criminosos.
lam/gfa/bm