No dia anterior, a equipe do Colón jogou o segundo dos sete jogos com uma ofensiva de quatro corridas na primeira entrada para vencer seus adversários (6-3) no estádio Kenny Serracín, na cidade de David.
Os atuais campeões da liga conseguiram entrar na base quatro vezes contra o experiente arremessador Luis Machuca, para colocar a vitória em andamento e depois acrescentaram uma corrida no início do quinto episódio e outra no oitavo.
O Chiriqui marcou suas três corridas na parte inferior da sexta entrada. Jason Patterson, com 5-4, e Germán Ruiz, com 5-2, lideraram o ataque do Colón. O jogo foi vencido por Carlos Rodríguez. Pelo Chiriquí, Jorge Rodríguez e Luis Jordan, ambos com 5-2, foram excelentes no bastão. O jogo foi perdido por Machuca.
A série será retomada amanhã, quinta-feira, 25 de abril, no estádio Juan Demóstenes Arosemena, na capital.
Essa final será uma disputa entre o atual campeão (Colón) e o vencedor de dois dos últimos quatro torneios (Chiriquí), em 2020 e 2021.
Nessa competição, os Chiricans na fase regular registraram um recorde de 11 vitórias e cinco derrotas para avançar diretamente para a Série dos Oito e superá-la com um recorde de cinco vitórias e duas derrotas. Nas semifinais, eles superaram o Chiriqui Occidente em seis jogos.
Por sua vez, o Colonenses veio de menos para mais no torneio, depois de superar a fase regular, com uma vitória sobre o Los Santos na prorrogação, alcançou um recorde de quatro vitórias e três derrotas na Série Oito e, nas semifinais, derrotou o Darien em seis jogos.
mem/ga/mb