Em uma declaração divulgada por seu porta-voz, Guterres pediu às novas autoridades e a todas as partes interessadas que acelerem a implementação total dos acordos de governança para a fase de transição.
Ele também tomou nota da carta enviada pelo ex-primeiro-ministro Ariel Henry, que renunciou ao cargo para abrir caminho para esse processo, e da nomeação de Michel Patrick Boisvert para o cargo em caráter interino.
O funcionário da ONU insistiu na necessidade do rápido envio da missão de segurança multinacional aprovada para o país na busca de mais apoio para a Polícia Nacional e para lidar com a terrível situação de segurança.
Nesse sentido, o alto representante pediu aos Estados membros que reforcem o apoio financeiro para garantir o sucesso dessa força de manutenção da paz, aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU desde outubro de 2023.
Na quinta-feira, os integrantes do Conselho Presidencial de Transição do Haiti tomaram posse no Palácio Nacional diante de um público limitado.
O órgão de nove membros terá a difícil tarefa de conter a violência das gangues, que, segundo estimativas, controlam 80% da capital haitiana.
ro/ebr