Este acontecimento também iniciou o caminho para o colapso do antigo colonialismo em todo o mundo, enfatizou o vice-chefe do Governo num evento comemorativo do 70º aniversário do evento (21 de julho de 1954).
Luu Quang destacou que com este pacto, os direitos fundamentais do Vietnã foram reconhecidos pela primeira vez na história, num tratado internacional validado e respeitado pelos países e partes participantes na Conferência de Genebra.
Com o Acordo de Genebra, sublinhou, o espírito, o temperamento e a identidade diplomática do Vietname na era Ho Chi Minh foram brilhantemente demonstrados e a mensagem de uma nação que ama a paz, valoriza a justiça e tem uma forte vontade de proteger a sua independência, soberania, unidade e integridade territorial.
A vitória na Conferência de Genebra respondeu sobretudo às sábias orientações revolucionárias do Partido Comunista sob a liderança do Presidente Ho Chi Minh, disse o vice-primeiro-ministro, acrescentando que esta foi também a cristalização do espírito de luta resiliente, indomável e persistente de o Exército Popular e o povo vietnamita.
Noutra parte do seu discurso, informou a imprensa, Luu Quang destacou a solidariedade, o apoio e a valiosa assistência recebida do Laos, do Camboja, da China, da União Soviética e de outros países socialistas e povos amantes da paz no mundo, incluindo o povo francês.
Por sua vez, o Ministro dos Negócios Estrangeiros vietnamita, Bui Thanh Son, disse que a conferência de Genebra foi a primeira grande conferência internacional multilateral em que o Vietnã participou para negociar e assinar tratados internacionais com a participação direta das grandes potências.
O Acordo de Genebra de 1954, observou o chanceler, constitui um marco na história da diplomacia revolucionária imbuída da ideologia, do estilo e da arte diplomática de Ho Chi Minh.
Presente na comemoração, o embaixador do Laos aqui, Khamphao Ernthavanh, destacou que apesar de terem passado quase 70 anos desde a assinatura do Acordo para acabar com a guerra do Vietnã, este mantém o seu valor para a construção da paz, salvaguarda, preservação e desenvolvimento dos três países da Indochina no contexto atual.
A Conferência de Genebra para discutir a restauração da paz na Indochina começou em 8 de maio de 1954, exatamente um dia após a vitória histórica alcançada pelo exército vietnamita sobre os colonialistas franceses em Dien Bien Phu.
Somente após 75 dias de negociações intensas e complicadas, com sete sessões plenárias e 24 reuniões, em 21 de julho de 1954, foi assinado o Acordo de Genebra.
mem/mpm/cm